sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

WILSON ARAGÃO

Por saber que esse blog tem afinidade com música e principalmente com um cantor símbolo de uma geração, que sabe apreciar a verdadeira música que tem um rico conteúdo filosófico e cultural, um grande amigo falou-me que tem apresso em especial por uma determinada música, então para homenagear três grandes pessoas que considero (Raul Seixas, Wilson Aragão e Rodolfo Torrez) me dedicarei a essa canção em meu texto.

Boa leitura.
       
Para abordar o assunto que eu quero tratar, primeiro tenho que falar de uma pessoa que aparece na mídia bem menos que o grande ídolo Raul Seixas. Bom ai você leitor deve estar se perguntando o que tem a ver, Wilson Aragão com o roqueiro baiano? Irei responder a esse questionamento na medida do possível, no decorrer do texto.
O assunto proposto por minha pessoa antes de tudo é uma homenagem a três pessoas, Raul Seixas, Wilson Aragão e Rodolfo Torrez (jornalista e colega de trabalho). Qual assunto é esse afinal? Rodolfo, este excelente colega de trabalho ao ver o blog gostou muito por saber que ali continha matérias sobre Raul Seixas, então perguntei: Rodolfo em sua opinião, o que você gosta da carreira musical de Raul Seixas? e ele respondeu, o assunto que eu vou abordar neste texto, que já está parecendo um “mistério” com tantos rodeios para chegar ao tão falado assunto.


Disse Rodolfo “CAPIM GUINÉ” ai então me senti na obrigação de prestar essa homenagem a esses amigos compartilhando meu texto baseado em meus conhecimentos e pesquisas a respeito desta excelente canção que contagia quem a ouve, espero que satisfaça ao público desta Cidade virtual, Anarkilópolis XXI.



 
O assunto é “CAPIM-GUINÉ” e a pessoa a que me refiro é um grande baiano do sertão de Piritiba/BA o cantor poeta WILSON ARAGÃO, que teve seu inicio musical em corais de colégios e igrejas da Bahia, mostrando-se um verdadeiro talento para o mundo rompendo fronteiras com suas canções poéticas carregadas de sentidos. Wilson Oliveira Aragão (25 de abril de 1950) é um grande compositor e cantor baiano, com aproximadamente 20 anos de carreira musical e pelo menos 4 CD`s gravados e participante de várias coletâneas e principalmente autor de sucessos como a música “CAPIM-GUINÉ” é isso mesmo! esta música pertence, a quem não sabe a este poeta cantor, do nordeste baiano. No fim da canção você ouve Raul Seixas dizer: Capiritiba saudade retada... dom d´oje ele chega....(esta é a Cidade da Bahia onde nasceu o compositor Wilson Aragão). A música “CAPIM-GUINÉ” foi gravada pelo saudoso Raul Seixas e Tânia Alves, mas na gravação de Raul a música ganha alterações em algumas partes, pois a letra original da música “CAPIM-GUINÉ” Wilson Aragão compôs em 1979 e Raul Seixas a gravou em 1983 (28 anos atrás) modificando algumas palavras, segundo o relato de Wilson em um vídeo postado no youtube. Wilson Aragão também é autor do sucesso “UMA GUERRA DE FACÃO” gravado por nosso ídolo amigo e admirador de Raul Seixas, o ZÉ RAMALHO.


Wilson Aragão com suas músicas de letras pensantes e filosóficas temperadas, com ritmos como baladas, xotes, martelos, chachado  e canções poéticas que mais tarde ganharam São Paulo, Salvador, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, e outros grandes estados fazendo seus shows e divulgando seus trabalhos em rádios e TV por todo Brasil.  

6 comentários:

  1. Quando comentou em meu blog e vi o link pensei "visito ou não?" pois nem sei mais o que sinto em relação a Raul.

    gosto de algumas coisas, não gosto de outras, amo poucas como odeio algumas coisas dele.

    mas eu tenho me dado a chance de conehcer smepre as coisas com 2 ou 3 pensamentos diferente e por isso vim, comentei e sigo o blog, pois creio que alguma coisa vá mudar em mim ;o)

    abs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Não sabia que a música era uma crítica ao período ditatorial. Mas, agora, a letra faz mais sentido mesmo. Muito bacana esse espaço aqui. Continue, e continue, e continue...

    Grande abraço e obrigado pela referência.

    Rodolfo

    ResponderExcluir
  3. Nossa Marcos fiquei surpreso com seu blog.
    Não poderia ser diferente,sou fã do Raul.
    Obrigado pela visita e palavras lá em minha Caixa de Pandora.
    Estarei sempre por aqui.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. todos os merecimento ao grande RAUL!

    e ponha grande nisso... Raul foi sem duvida nenhuma muito mais do que um simples cantor de simples refrões

    CANTAR RAUL É FILOSOFAR SOBRE A VIDA E SOBRE O SISTEMA

    ResponderExcluir
  5. Salve Salve Anarkilopolis!!!!
    Bem fato é q a irreverencia do nosso saudoso Rauzito, foi o q sempre deu akela apimentada em suas musicas, mesmo composições não suas, ecoavam com outros timbles a sua voz...
    sempre esteve acompanhado de grandes compositores
    onde em algumas vezes depois de dias isolados saiam grandes composições
    ai se faz valer a frase imortal "nunca se vence uma guerra lutando sozinho"

    magnifico o espaço
    ler falar relembrar Raul é sempre muito gratificante ainda mais quando se é fã

    agradeço a visita ao meu espaço
    q mesmo em construção já lhe chamou atenção

    bjo grande e um forte abraço

    ResponderExcluir
  6. O que dizer do grande Raul Seixas?
    Não importa! Sempre é bom falar dele, sobre ele.
    Mas comumente o que sairá nas prozas boas, agradáveis, pois, são poucos os que se arriscarão a falar algo controverso.
    Bom post meu amigo, você foi feliz neste texto.

    ResponderExcluir