sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CAPIM-GUINÉ


Esta música foi composta no período da Ditadura Militar e como não poderia ser diferente carrega em seu conteúdo uma crítica a época. A canção "CAPIM-GUINÉ" ainda hoje se faz atual, pois quem conhece o repertório de Raul Seixas, sabe que suas músicas são sempre contemporâneas.

Boa leitura.

A canção "CAPIM-GUINÉ" é inspirada em momentos marcantes, onde o pai de Wilson Aragão em meio ao periodo da Ditadura Militar perde suas terras devidas invasões de grileiros. Segundo o compositor estes animais que aparecem no decorrer da música invadindo o sítio cultivado representam os políticos, a polícia, o exército. Sendo assim cada animal citado na música é um personagem da vida real, por exemplo, a raposa era comparada a um deputado, presidente ou um gerente de banco, a sussuarana representava como ele diz "aquelas polícias brabas mermo, que já chegavam arrepiando". A família deste compositor sentiu muita tristeza, dor e amargura de ter que vender suas coisas, para desocupar suas próprias terras as pressas (mesmo o pai de Wilson Aragão sendo um homem preparado para a reforma agrária, ele sofreu muito a perda de suas terras para este sistema).
Sendo assim cada animal tem um significado e no mesmo contexto a repressão é criticada nos versos, em certos momentos por Wilson, quando ele relata o "MEDO"  na estrofe que diz: "MINHAS GALINHAS JÁ NÃO FICAM MAIS PARADAS E O GALO DE MADRUGADA TEM MEDO DE CANTAR" (ser torturado ou sofrer represálias) sem esquecer também a crítica a sociedade da época no verso da música: "TA VENDO TUDO E FICA AI PARADO COM CARA DE VIADO QUE VIU CAXINGUELÉ". Por fim  em um momento da canção ele passa a melhor mensagem a dona "RAPOSA SO VIVE NA MARDADE, ME FAÇA A CARIDADE SE VIRE DE NO PÉ" e como Raul sempre dizia: "SE CHAMAREM! DIGA QUE EU SAI" (se a Ditadura bater na porta). Por ai a fora você leitor pode tirar muitos significados desta música e sua letra realista e atual.


OPS!!!  Estava me esquecendo... O Capim guiné também é conhecido como "capim colonião" espécie essa de capim que serve para alimentar o gado e também muito procurado por sua facilidade de resistência e reprodução em grande quantidade, pois uma vez cultivado, nasce o ano inteiro. O capim possui um conteúdo de 13% de proteína em sua composição, além de ter suas sementes apreciadas por várias espécies de passaros, dizem até que na Amazônia este capim serve de alimento para o peixe boi.

Será que por isso a música tem aquele refrão que diz assim: "NÃO PLANTO CAPIM GUINÉ PRA BOI ABANAR RABO EU TO VIRADO NO DIA... EU TO É RETADO COM VOCÊ"?
Bom ai é outro assunto e eu finalizo por aqui, aguardando a participação dos colaboradores do blog com seus preciosos comentários.

6 comentários:

  1. ISSO MESMO!

    MUITO BEM FEITO O TEXTO E FALAR DO RAUL REALMENTE É COM O MARCOS ... PRIORIDADE NO ASSUNTO!

    E COMO SEMPRE DIGO RAUL NÃO MEREÇE SER APENAS OUVIDO MAIS ENTENDIDO, ESTUDADO E NADA MELHOR QUE ESSA POSTAGEM PARA MOSTRAR O TANTO QUE RAUL PODE NOS DIZER E NOS REVELAR

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este texto.

    "Capim-Guiné" não faz parte das músicas mais conhecidas de Raul, mas é muito interessante ver a história desta música.

    Raul, por sinal, não gravou só Wilson Aragão. Gravou também a belíssima "Lua Bonita", de Zé do Norte.

    E, claro, quero te parabenizar pelo excelente blog que faz uma homenagem ao maior nome do Rock Brasileiro, mas que também trata de assuntos mais amplos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Salve Marcozumas, Mandou bem no texto, crítico, analítico, histórico e hilário... Só podia ser do Marcos, Fã incondicional do Rauzito e prefeito Interino de Anarkilópolis, interino poque ... Mas se todos querem eu vou voltar.... E fim de papo!!!

    ResponderExcluir
  4. " DISSE O PRATO MAIS CARO DO MELHOR BANQUETE É O QUE SE COME CABEÇA DE 'GENTE QUE PENSA' E OS 'CANIBAIS DE CABEÇA' DESCOBRE AQUELES QUE PENSA PORQUE QUEM PENSA, PENSA MELHOR PARADO" R Seixas

    muito bom!! quando posso gosto de fazer uma hermeneutica de raulzito. Abrçs

    atlantidadeplatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa explicação
    Aliás serve pra os dias de hoje onde um povo de memória curta clama pela ditadura militar aff que raiva

    ResponderExcluir
  6. caraca agora faz muito sentido kkkk

    ResponderExcluir