A partir de um tema proposto sobre a "imotalidade" presente nas obras de literatura pesquisadas, apresento uma discussão entre os textos de Zygmunt Bauman intitulado de “O Mal-Estar da Pós-modernidade” e o Conto de Jorge Luis Borges “O Imortal”. Ambos os textos trabalham em cima de um tema complexo que é a “imortalidade”, uma concepção de difícil contemplação filosófica e que não é uma discussão pós-moderna, pois desde que o mundo é mundo a morte é um mistério interessante, mas que até hoje não se tem algo definido sobre ela. Este contexto literário evoca algo mais antigo a respeito desta concepção de “imortalidade” antes mesmo da própria literatura moderna, a cerca de 1200 anos antes de Cristo. Mas precisamente em uma época em que vivia um dos maiores reis do Egito o Faraó Seti I durante uma época denominada "áurea" do reino egípcio.
Para os egípcios após a morte uma jornada os espera, onde só poderiam ter êxito guiado por um livro, denominado “Livro dos Mortos”. O que prova que a morte também era tratada com seriedade por essas sociedades. Estudos de arqueólogos descrevem que quando um rei morre, torna-se o Deus Sol, pois se une a ele, numa identidade única. Como tal a batalha do Deus Sol no mundo inferior, é a batalha do próprio Faraó. Diferente dos pós-modernos para os egípcios o Sol era o santo dos santos, pensavam que se ele morresse literalmente a ocidente e em cada poente, logo rezavam para que voltasse a erguer-se a oriente na manhã seguinte. Observar a concepção egípcia quanto a essa passagem, percebe-se algo muito além da imortalidade, que outrora fora buscada por Cartaphilus. O Faraó e o sol tornavam-se uno uma imortalidade profunda e angustiante há 1200 anos.
A imortalidade egípcia não dependia somente da batalha, mas sim da pureza e da força mágica. Os egípcios buscavam a vida eterna, mas para isso precisavam ter um espírito puro e conhecimentos mágicos, onde a sabedoria iria abrir as portas para tal imortalidade. Uma imortalidade após a morte dependia também de uma conduta anterior, diferente da jornada de Cartaphilus, que buscava por uma cidade (cidade dos imortais) e que não tinha total pureza nem dons mágicos, mas a ânsia pela imortalidade.
Bauman trata da morte “moderna” com várias nuances que o homem percorre em busca da imortalidade, por meio da ciência e logo ressalta que vivemos em uma época de temor demográfico. Porque agora a alta taxa de natalidade faz reluzir a questão dos recursos limitados. No Egito a vida dependia do sol, pois se ele não renascesse tudo morreria na escuridão, o sol era a vida, mas hoje a ciência fez nascerem outras fontes de vida, mas de forma limitada e paradoxal, como a tecnologia de transplantes e substituição de órgãos, a ciência em apoio com a medicina moderna adquiriu meios eficazes de prolongar a vida.
Bauman cita outro fator importante pós-moderno, que é a informatização, pois com ela agora é possível ultrapassar as barreiras para futuras gerações como também banalizar de certa forma as obras, devido o fácil acesso e reprodução das mesmas sem preservação de uma autoria original. A relação que o Egito trouxe a essa discussão é possível no sentido de verificar a diferença que o conceito de imortalidade se deu ao longo deste processo de tempo. A sociedade pós-moderna busca de forma incansável a imortalidade por meios de vários recursos disponíveis, inclusive recorrendo a textos literários e outras formas de pesquisa e feitos. Borges trouxe combustível a essa questão por meio das mãos de Bauman que levantou vários pontos relacionados e imortalidade. A morte talves seja o segredo desta vida. Por mais que os intelectuais discutam sobre essas angustias relacionada à morte, sabemos que a grandeza que essa questão carrega transformou-se em um grande enigma, que escorre pelas mãos e cada civilização tem uma forma de lhe dar com esses questionamentos, ou seja, assim como os egípcios só nos será revelado este segredo após a morte, em nossa jornada no além.
BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1998. p.190 - 204.
Muito bom seu blog . literatura da boa !
ResponderExcluirUm abraço !
Baumam é muito bom! E nesse texto com Luis Borges é demais! Trabalhado por Álvaro, Émille e Lilian, aí é overdose de loucura historicoliterária!
ResponderExcluir