quarta-feira, 13 de outubro de 2010

VIAGEM EM ALTA VELOCIDADE, UMA EXPECTATIVA PARA 2016


Trem de alta velocidade deve chegar ao Brasil em 2016


As expectativas do governo são de que em 2016 os brasileiros possam contar com o Trem de Alta Velocidade para viajar no trecho Rio-São Paulo-Campinas.



A notícia foi anunciada pelo diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, durante o seminário “Projeto de Trens de Alta Velocidade no Brasil”, na Innotrans, em Berlim. “Vamos começar as obras até o final do ano que vem e trabalhar para que ele esteja implantado para as Olimpíadas de 2016, como já disse o presidente Lula”, afirmou.



Depois de muitos atrasos na preparação do edital de licitação, que comprometeram o início das obras, finalmente o projeto parece que vai sair do papel. Com a inauguração do trem-bala, o Brasil passará a fazer parte do restrito grupo de países que dispõem desse sofisticado meio de transporte.



Os estudos econômicos utilizados na elaboração do edital de licitação do trem de alta velocidade foram aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em junho deste ano. A implementação vai custar R$ 33,1 bilhões. Desse valor, 60% devem ser financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o restante pela iniciativa privada. O TCU também estipulou o valor máximo de R$ 145,00 para a tarifa da passagem no trecho Rio-São Paulo.



Os moradores gostaram da ideia do transporte mais rápido e confortável. Um estudo feito em São Paulo e no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), sobre a opinião das pessoas que residem nessas cidades, revelou que 86% dos entrevistados preferem o trem-bala a outros meios de transporte, e 63% trocam o avião pelo trem. E mais: 71% afirmaram que com o trem de alta velocidade em funcionamento viajariam mais para o estado vizinho.


De acordo com estudos da ANTT, o trem-bala atinge a velocidade de 280 km/h. Dessa forma, a viagem entre Rio e São Paulo terá duração de 80 (expresso) a 101 minutos (com paradas em São José dos Campos, Resende e Galeão). Já de São Paulo a Campinas a estimativa é de no máximo 28 minutos.


Ao expor o projeto a empresários, durante o seminário, Figueiredo passou segurança aos investidores, garantiu que vai cumprir o cronograma da obra independentemente de qual governo assumir a presidência do País. “Temos responsabilidade. A agência (ANTT) é uma instituição que não é sujeita ao momento político de uma troca de governo”, disse.

Fonte: revista infovias.

2 comentários:

  1. Dá-lhe Marcão, manda bala mesmo, precisamos que os projetos que ajudarão o Brasil a andar aconteça de verdade. Anarkilópolis tambem é politica!!!......

    ResponderExcluir
  2. TAVENDO PRA AONDE O LUIZINHO TÁ LEVANDO A GENTE....

    EM PONTO DE BALA !!!...

    éé bom agora que o projeto saia do papel

    ResponderExcluir