domingo, 30 de janeiro de 2011

DEGREDO

?Ótimo tema este do degredo, que significa pena de desterro que a justiça impõe a criminosos, (exílios, banimento) e o Brasil foi o lugar o qual se cumpria essa pena imposta pelo rei de Portugal, que fez dessa forma os primeiros povoamentos do nosso País, por volta dos séculos XVI e XVII. Os autores que tratam deste tema, á priori já se encontram com dificuldades relacionadas a este assunto, pois há problemas com a documentação relativa ao período, que reside nos arquivos portugueses, fazendo com que esta fase de povoamento seja obscura. O contexto do degredo depara-se com o imaginário da época, que as pessoas tinham em relação as essas terras recém “descobertas” (mitos presentes nas cartas náuticas, animais pitorescos) lendas que somadas a dificuldades reais das terras causavam o medo de seus povoadores. A coroa tinha de vencer o temor que muitos carregavam a respeito dessas terras, montando por diversas vezes expedições recheadas de degredados (sujeitos que cometiam alguma espécie de crime) com promessas de diminuição de penas e quem sabe a liberdade indivíduos esses que se misturavam até mesmo com outros homens que tinham espírito de aventura, burgueses que pensavam em enrriquecer ou os que escapavam da inquisição, cansados da vida em Portugal.

Este é um texto riquíssimo, que demonstra uma verdadeira miscigenação que foi estes primeiros momentos de povoamento do que hoje chamamos de Brasil e esta obra dialoga com grandes nomes como Gilberto Freyre e outros, pois são assuntos da formação da identidade do nosso povo, que repercutem ate hoje na forma de se enxergar o Brasil.

Emilia Viotti Costa historiadora da USP. Texto Discutido O Problema dos Degredados.

Geraldo Pieroni, Doutor em História pela Université Paris sobornne e professor do Departamento de História da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Texto Discutido O Problema dos Degredados.

Textos trabalhados pelo Professor Juiano Pirajá na Universidade Estadual de Goiás (Formosa-Go)
  

ANO NOVO VIDA NOVA!

Tenho andado meio desatencioso com o blog, mas quero renovar aqui meu compromisso de estar sempre postando novas matérias neste espaço. Este ano de 2011 promete muitos acontecimentos, interessantes que merecem nossa atenção seja da cidade em que eu resido seja do mundo. Esse ano Prometo trazer vários colaboradores com novos textos e temas diversificados tornando o blog mais popular. Desejo ter aqui novos seguidores e muitos comentários as respeito das matérias e quero agradecer ao Bomba-h pela força que é dada ao nosso anarkilópolis.